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quinta-feira, 29 de julho de 2010

REGRAS OFICIAIS DE KICKBOXING WKA\CBMA

WKAREGRAS DE ARBITRAGEM -CBMA




WKAWORLD KICKBOXING & KARATE ASSOCIATION





Tradução e organização Prof.Dr.Marley Mendonça-PhD





CBMA\CNA CONSELHO NACIONAL DE ARBITRAGEM CBMA.



2. AMADOR



2.1 O termo “amador” era utilizado para agrupar os lutadores das modalidades de Full contact, Kickboxing ,Thayboxing e Lutas de contato total. Esse termo será usado nesse livro para classificar todos os lutadores que não são profissionais.



2.2 Todos os lutadores serão considerados amadores se não atenderem a uma ou mais das seguintes exigências:



2.2.1 O lutador deverá obter um contrato profissional.



2.2.2 O lutador que nunca participou de um torneio de 5 assaltos de 3 minutos. (Thayboxing classe A)



2.2.3 O lutador que nunca participou de torneio de mais de 5 assaltos.



2.2.4 O lutador tem que estar inscrito em uma das seguintes organizações profissionais ou organizações semelhantes:



Organizações não mencionadas com caráter similar também serão consideradas. A lista acima é apenas um demonstrativo e não está necessariamente completa.



2.2.5 -Se um lutador não estiver inscrito em uma das listas do Ranking de profissionais então ele deverá comunicar a sua federação e solicitar a sua confirmação na categoria de amador. O lutador também será responsável pela sua declaração, profissionais não poderão participar de eventos amadores. Especialmente em Campeonatos Mundiais de Amadores (AWC). Se o IRC\CNA for informado sobre isso algumas medidas serão tomadas:



Desclassificação dos profissionais



Tempo de proibição a ser definido pelo IRC\CNA



Multa mínima de 5.000 REAIS



Revogação de um título ganhado, considerando que a revogação de um título mundial requer aprovação da mesa executiva da WKA. E nacional requer aprovação da diretoria executiva da CBMA.



3. DOPING



3.1 Não será permitido aplicar qualquer substância para impulsionar desempenho físico, caso a substância seja proibida por uma das organizações como sustância de doping (IOC, Agência Antidoping, Comitê



Olímpico etc.).



A WKA ,o IRC\CNA, o promotor de torneios e um médico oficial são autorizados a fazer os exames. Onde a lei local também dita isso, outras organizações e pessoas qualificadas e autorizadas também podem executar tal controle. Lutadores que intencionalmente evitarem ou fugirem dos exames ou até mesmo manipularem o controle de alguma forma, serão desclassificados e banidos por um período a ser determinado pelo o IRC\CNA. A privacidade, especialmente de lutadores como crianças e mulheres,

deverá ser respeitada. O exame de doping nesses lutadores deverá serrealizado por uma pessoa qualificada e do mesmo sexo. O local onde isso não for possível, um membro do IRC\CNA do mesmo sexo deverá

supervisionar a coleta do teste de amostra.



4. REGISTRO



Lutadores que quiserem ser admitidos para qualquer competição ou torneios precisam preencher os requisitos abaixo:

Possuir registro na WKA\CBMA ou passe esportivo;



Ter licença com selo de validade;



Provar a data de entrada no livro esportivo ou mostrar atestado médico comvalidade de 12 meses provando que esteja apto para competir;



Não ser excluído no exame médico ou por qualquer outra razão na participação do evento;



Mostrar atestado médico em caso de 3 nocautes na cabeça com menos de 12 meses, sendo que o EEG deverá ser realizado algum tempo depois;



Em caso de participantes femininas não poderá esta grávida.



INSCRIÇÃO NO LIVRO DE ESPORTE DA WKA\CBMA



Os organizadores de torneios e competições são responsáveis pelas as inscrições no livro da WKA\CBMA



Local e nome do evento



Modalidade e pontuação do competidor



Verificação de nocaute na cabeça



O árbitro chefe ou o supervisor da WKA\ CBMA também podem fazer asinscrições, no caso de nocaute na cabeça o médico também está autorizado.



Períodos proibidos após um nocaute1 (Hum) mês depois do primeiro nocaute na cabeça no período de 12



meses ,3 (Treis) meses depois do primeiro nocaute na cabeça no período de 12



mese, 12 (Doze) meses depois do terceiro nocaute na cabeça no período de 12



meses ( EEG – eletroencefalograma – será solicitado)



Depois de ser afastado por um período de 12 meses por causa dos três nocautes na cabeça,



o lutador também deverá apresentar um laudo médico do exame (EEG) antes de ser admitido novamente para participar de competições.



IDENTIFICAÇÃO DOS COMPETIDORES



Em competições ou torneios internacionais, os competidores deverão comprovar suas identidades e nacionalidades apresentando a carteira de identidade.(passaporte)



Competidores que apresentarem identidades emitidas pela WKA exibindo 5 dígitos (MAP) e que já tiveram seus passaportes ou identidades xerocopiados, não precisam fornecer maiores informações.



Exceções para exigências de nacionalidade Quem comprovar relações especiais com o país que está realizando o Campeonato, deverá enviar para



a WKA\CBMA um dos seguintes documentos:



Certidão de nascimento



Certidão de casamento







Uma licença de residência permanente



O formulário deverá ser enviado por escrito através da Federação e posteriormente enviado para a WKA. Essas alterações só poderão ser feitas caso a pessoa tenha uma nova nacionalidade ou residência permanente .



O Comitê Executivo da WKA decide tais alterações com antecedência de 1 (um)mês antes da competição que o lutador pretende participar.



CATEGORIAS POR FAIXA ETÁRIA



A data limite é sempre um dia depois do último dia da competição.



KIDS-(( Infantil): a criança poderá participar desde que não tenha 13 anos na data limite.



JUNIOR- (Junior) : o jovem poderá participar desde que tenha 13 anos ou mais, mas que não tenha 18 na data limite.MENOR DE IDADE NÃO PODEM PARTICIPAR DE LUTAS DE NOCAUTE



ADULT-( Adultos): o adulto poderá participar desde que tenha 18 anos omais, porém não poderá ter acima de:



35 anos para prática de Full contact, kickboxing e Thayboxing;



37 anos para prática de Light contact ;



40 anos para prática de Semi-contact;



VETERAN- (Veteranos) : o veterano poderá participar desde que tenha 35



anos ou mais na data limite.



CATEGORIAS DE PESO TABELA site http://www.wkabrasil.org.br/ categorias oficiais wka



Adulto Juniores Infantil



Homens Mulheres Meninos Meninas Meninos (as)



VISITE O SITE www.wkabrasil.og.br categorias de peso oficial

PESAGEM E EXAMES MÉDICOS



Tempo: a pesagem tem de ser feita pelo ou menos 2 horas antes da primeira luta.



TORNEIOS INTERNACIONAIS OU COMPETIÇÕES



Sempre que possível, a seleção de árbitros voluntários, preferencialmente de países diferentes, supervisiona a pesagem um dia antes das competições internacionais.



PARTICIPANTES DO SEXO FEMININO E MASCULINO



Sempre que houver participantes do sexo feminino e masculino, os exames médicos deverão ser realizados em salas separadas, ou se na mesma sala, deverão ser em horários diferentes. Alem disso, os exames deverão serem realizados por equipe médica do mesmo sexo dos participantes.



TOLERÂNCIA Geralmente não há tolerância nas pesagens. Os representantes oficiais da WKA\CBMA no controle da pesagem, permitem uma diferença máxima de 500g para crianças.



Há duas exceções permitidas para apenas 3 participantes de cada país e cada divisão de peso



a) Durante a seleção para os torneios e campeonatos mundiais, o peso de crianças e juniores podem mudar consideravelmente. Essa mudança será considerada de acordo com a categoria e faixa etária e desde o inicio das eliminatórias.



b) Por país poderá ter no máximo 5 participantes com essa diferença de peso para os adultos e veteranos (homens e mulheres).Essa exceção não se estenderá para mais de 5 competidores de cada país, independente da categoria ou faixa etária.



A diferença de peso dos competidores de cada país nas categorias de peso ou faixa etária deverá ter um controle, de forma que o número de participantes de um mesmo país seja reduzido a três participantes.



O técnico ou o representante do país pode requisitar substituição dos seus lutadores caso haja mais de 5 competidores com diferença de peso.







ADMINISTRAÇÃO DAS COMPETIÇÕES



ÁREA DE LUTA / RINGUE



ÁREA DE LUTA (POINT FIGHTING- PONTUAÇÃO-, FORMAS, E



LIGHT CONTATO- MEDIO CONTATO-)



a) A área de luta tem que ser quadrada e cada lado tem que ter um comprimento de 8 m.



b) Dos lados de frente para o outro, duas linhas paralelas devem ser marcadas para o início da luta.



c) Ao redor da área de luta uma linha de segurança de 2 m deve ser mantida. Nenhum espectador ou árbitro pode permanecer nesse lugar.



d) O tempo e o marcador de pontos estão localizados na mesa da arbitragem em frente ao árbitro chefe.



e) No caso de ter apenas uma área de luta, a equipe médica permanecerá na mesa da arbitragem.



f) A mesa de arbitragem deverá ser equipada com os seguintes itens:



Chaves de atletas;



- cronômetro de mesa



- sinal acústico (sino, apito)



- papeis/ lápis;



- computador e impressora.



RINGUE DE LUTAS DE CONTATO



a) Lutas de Full Contact devem ser realizadas no ringue. Os ringues de boxe devem seguir as normas da CBMA



b) O ringue de lutas de contato todas as proteções e cordas devem se vistoriadas de forma adequada para a primeira luta.



c) O comprimento normal da área de ringue é no mínimo de 4,5 m e no máximo de 6.10 m (comprimento dos lados das cordas) e consiste em 4 cordas.



d) Os 4 cantos devem ser de metal, a distância entre eles não devem exceder 10,6m.



e) A altura dos cantos não deve ser mais do que 1,32m acima da plataforma do ringue.



f) Todos os cantos devem ser cobertos com amortecedores comumente usados para evitar possíveis lesões.



g) Nenhuma das 4 cordas pode ter um diâmetro menor que 2,5 cm.



h) A corda mais baixa deve ter 33,02 m acima da plataforma e a maior não mais do que 1,32m.



i) todas as cordas devem ser revestidas com firmeza e com material apropriado.



j) A plataforma não poderá estar localizada acima de 1,21m do chão e 130 deverá ser coberta com material acolchoado.



k) Escadas devem ser colocadas no canto vermelho e azul.



l) Deverá ser providenciada cadeiras para os técnicos.



m) A mesa de arbitragem deverá ser equipada com os seguintes itens:



- nome dos participantes



-cartões de pontuação;



- 6 dickers ( Marcador de Chutes e Socos)



- cronômetro de mesa e de mão;



- sinal acústico (sino, apito);



- computador disponível e lápis;



n) Próximo ao ringue deverá ser providenciado cadeiras e mesas para os juízes.



o) No caso de ter apenas uma área de luta, a equipe médica permanecerá na mesa da arbitragem.



p) Para evitar possíveis lesões não é permitido que o câmera-man permaneça na plataforma durante os assaltos.



ÁRBITROS



CATEGORIA DE ÁRBITROS



CATEGORIA DE ÁRBITROS INTERNACIONAL



a) “IRC” – Membros do comitê de regra Internacional categoria “A”.



b) “X” – membros da WKA mesa executiva – categoria “A”.



c) “A” – Nomeado para ser arbitro chefe em campeonato mundial ou agir como supervisor em lutas de título internacional.



d) “B” – Nomeado para ser árbitro nos finais de campeonatos mundiais ouatuar como juiz em lutas de títulos mundiais.



e) “C” – Nomeada para ser árbitro em lutas eliminatórias em campeonatos mundiais ou atuar como juiz em lutas de títulos nacionais.



Membros do comitê executivo da WKA e do comitê de Regras Internacional (IRC) são identificados por carteira de identidade vermelha com o símbolo OFFICIAL.



Árbitros das categorias A, B e C são identificados por carteira de identidade amarela com o símbolo REFEREE.



Para ser nomeado como árbitro de categoria A, a maioria dos membros da IRC deve ser a favor.



Para ser nomeado como árbitro de categoria B, o presidente do IRC deve ser a favor.



Para ser nomeado árbitro de CATEGORIA C, árbitro chefe do país ou representante do país pode fazer a nomeação.



O IRC pode realizar seminários e/ou testes em Língua Inglesa como pré –requisito para nomeação de árbitros de categorias A e B.



As nomeações são confirmadas periodicamente pelo ou menos a cada 2 anos.



Árbitros licenciados serão registrados em uma central de dados. Os seus nomes, categorias, nacionalidade e número MAP serão publicados no site oficial do IRC.website (www.wka-irc.com)



NACIONALIDADE



Os dois itens seguintes são utilizados para a formação de um time de árbitros em campeonatos mundiais.



a) Um árbitro de nacionalidade do oponente vermelho, um árbitro de nacionalidade do oponente azul, e um ou mais árbitros de nacionalidade de oponentes azuis e vermelhos.



b)Todos os árbitros de nacionalidades diferentes dos oponentes azuis e vermelhos.



Baseando-se nos princípios de nacionalidade, se um árbitro possuir vária nacionalidades ou se o mesmo tiver escolhido apenas uma, ele não poderá arbitrar caso um dos oponentes pertença ao seu país ou nacionalidade.



CONFLITO DE INTERESSE



Quem pretende ser um árbitro em qualquer evento não poderá atuar como juiz ou representante do país ao mesmo tempo.



Os árbitros têm a obrigação de relatar qualquer possibilidade de conflito de interesse no caso de omissão, os membros do IRC depois de consultar o árbitro chefe tomará as seguintes medidas:



a) Advertência



b) Exclusão do árbitro do evento



c) Redução na compensação do árbitro (indenização)



d)Perda da licença de árbitro por tempo a ser determinado pelo IRC



ÁRBITRO CHEFE



Em cada competição é designado um árbitro chefe. Ele/ela é responsável por toda a organização e supervisão na área de luta e/ou ringues.



Em competição com mais áreas de luta e ringues, o árbitro chefe designará um assistente de ringues que supervisionará todos procedimentos na área de luta.



O árbitro chefe pode substituir árbitros que não sejam neutros ou que violar as regras oficiais da IRC\CNAParg



Único- As Regras Devem Ser Adequadas A Eventos No Territorio Brasileiro.





ASSISTENTE/ SUPERVISOR DE RINGUE



O assistente de ringue pode substituir árbitros em áreas de lutas ou ringues de acordo com sua nacionalidade ou afiliação com a Federação, clube ou com o lutador. Ele relata os resultados de acordo com as instruções do árbitro chefe. Em eventos que tiver apenas uma área ou ringue de luta, eleagirá apenas como assistente.



RECURSOS



Julgamentos individuais de árbitros/juízes não são objetos de recurso.



A decisão de um médico oficial não é objeto de recurso.



Os recursos são possíveis em apenas alguns dos seguintes casos e após



pagamento à vista de honorários no valor de 5000 REAIS



a) Comprovado o acordo entre juizes/ árbitros.



b) Erro na contagem de pontos ;



c) Uma troca óbvia entre os cantos azuis e vermelhos;



Filmagens em vídeo não poderão ser utilizadas para justificar o recurso.



O recurso não mudará o andamento da competição. O árbitro chefe poderá interromper a continuidade das lutas por um período curto ou longo, caso o resultado do recurso tenha influência significativa nos procedimentos.



Após analisar o recurso de ambas as partes e também do árbitro envolvido, o árbitro chefe então tomará a decisão final.



Os honorários do recurso será depositado na conta do CBMA para treinamento de futuros árbitros.



Caso o recurso seja feito após a competição, o CNA então toma a decisão depois de analisar o recurso de ambas as partes e do árbitro envolvido. A federação tem o prazo limite de 30 dias para entrar com o recurso.



Se a decisão do ocasionar a perda de um título BRASILEIRO, apenas ocomitê executivo da CBMA poderá dar a decisão final.



VESTUÁRIO



Durante as pré-eliminatórias e as semifinais, os árbitros deverão usarcamisas com o símbolo OFFICIAL ou REFEREE , ARBITRO



FINAIS DE CAMPEONATO



Para (os eventos finais) todos os árbitros devem usar calças cinzas, camisa



branca com o símbolo da WKA e gravata borboleta ou longa de cor cinza Se necessário



um blazer azul escuro com a logomarca da WKA poderá ser usado.



Para minimizar as lesões é proibido o uso de qualquer jóia, relógios ou canetas, etc. com exceção de juízes onde nenhum contato físico é possível.



O uso de luvas medicas é recomendado.





Registros de árbitros por estado e para campeonatos mundiais. Para cada 25



competidores de um país ou estado, um árbitro deverá estar presente.



• 1-25 competidores – 1 árbitro



• 26-50 competidores – 2 árbitros



• 51-75 competidores – 3 árbitros



• 76-100 competidores – 4 árbitros



• 101-125 competidores – 5 árbitros



• 126 ou mais competidores – 6 árbitros



Cada país ou estado que não preencher os requisitos acima será multado



com 500 reais por cada árbitro ausente. O dinheiro irá para a conta da CBMA.



Cada país e ou estado é responsável pelo treinamento e licença de seus próprios árbitros em tempo hábil para os campeonatos mundiais e ou nacionais.



O treinamento para a categoria “C” de árbitros depende de cada país, no entanto o IRC oferece seminários.



O treinamento dos árbitros ‘ A,B,C,D NACIONAIS’, depende de cada estado no entanto a CNA oferece seminários de classificação.



Todos os países que se registraram previamente para campeonatos e tiveram confirmação do IRC receberão prioridade. O pagamento de árbitros será de acordo com o regulamentação posteriores.



O organizador do evento é responsável pelos árbitros comissão diretorara da CBMA e terá que providenciar quartos individuais, comida e bebida., transporte Ele também é responsável para providenciar água mineral para a mesa de arbitragem.



PARTE 2



KICKBOXING – WKA -



POINT FIGHTING –LUTA POR PONTOS



1) Vestuário e equipamento



2) Competições, divisão de peso e tempo de luta



3) O poder do árbitro



4) Inicio, interrupção e final de lutas



5) Regras de competição



6) Pontos e placar



7) Advertência e pontos de penalidades



8) Regras de segurança na competição



9) Recurso



1 – VESTUÁRIO E LUTADORES



O lutador deverá estar vestido de forma apropriada. É OBRIGATORIO A MARCA WKA\CBMA NO LOCAL PADRONIZADO.



Os competidores de acordo com suas divisões podem vestir camisa branca com a marca oficial aprovada pela CBMA e calça preta ou Kimonos de



karate não podem impedir os movimentos e TaeKwondo.



EX – Kimono de Longos



Os competidores devem estar usando camisas limpas com calças de kickboxing. Os braços devem estar cobertos até a metade, ou seja, as mangas das camisas têm que estar na altura dos cotovelos.



As calças devem estar até os tornozelos. Não poderá ter zíper, bolsos ou botões. Os competidores não poderão usar nenhum objeto de metal que cause ferimento no oponente (piercing, correntes, relógios e brincos não são permitidos). Óculos são proibidos, mas lentes de contato são permitidas por risco próprio. Cada lutador deverá usar faixa que indique seu nível nalinha da cintura.



Os atletas podem usar símbolos dos seus respectivos clubes, associações o ou patrocinadores. Nomes e slogans são permitidos desde que não ofendam o público.



Para evitar acidentes, não é permitido usar bandanas e lenços. Cabelos longos deverão ser amarrados com elástico e grampos de cabelos não são permitidos.



-Todos os competidores devem usar:



- Protetor de cabeça



- Protetor bucal



- Luvas



- Protetor de tórax



- Protetor de virilha (para homem e mulheres) deverá ser usado por baixoda roupa



- Protetor para tíbia (deverá ser usado por baixo da roupa)



- Protetor para os seios ( para todas as participantes)



- Protetor de pé Permitido



É permitidos o uso de faixas com o comprimento máximo de 2,5 mt. (nãoserá permitidos faixas com o uso de nós).



É permitido o uso de protetores para cotovelos, joelhos, tíbias e virilha. No caso de participantes do sexo feminino é permitido o uso de protetor para os seios.



O técnico deverá usar roupa apropriada e tênis esporte (limpos). Deverá agir de forma disciplinar. Se o técnico não seguir as instruções dos árbitrosseus atletas poderão ser penalizados com uma advertência e se necessário até mesmo desclassificados.



2 – COMPETIÇÕES, DIVISÃO DE PESO E TEMPO DE LUTA



LUTAS INDIVIDUAIS



• A data limite para idade



• A data limite é sempre um dia após o último dia de competição



1. Infantil : crianças que tenham até 12 anos na data limite



2. Crianças de 8 – 12 terão tolerância de 500g em relação ao peso



3. Juniores: jovens que tenham 13 anos até, mas menos que 18 anos até a data limite.



4. Adulto: pessoas com 18 anos ou mais na data limite:



• 35 anos para Full contat, Kickboxing , Thayboxing, lutas de contato;



• 37 anos para Light contact;



• 40 anos para Semi contact;



5.Veteranos: Pessoas com 35 anos ou mais na data limite



• Homens veteranos: 36-39 anos, 2 categorias de peso - 76 kg /+76 kg.



• Acima de 40 anos, apenas 2 categorias de peso -76/ +76 Kg.



• Mulheres veteranas



36 anos, 2 categorias de peso apenas -63 kg/+ 63kg.





TABELA



visite o site http://www.wkabrasil.org.br/ categorias de peso

TEMPO DE COMPETIÇÃO



Eliminação de assalto: 1 assalto 2 minutos;



Final: 2 assaltos 2 minutos.



Regra em caso de empate: não haverá intervalo, 1 minuto extra será dado.



Se não houver decisão então prevalecerá a morte súbita.



COMPETIÇÃO EM TIME



Um time é composto por 5 e\ ou 3 competidores (meninos, juniores e homens) ou três competidoras (meninas, junioras e mulheres). É permitido um lutador reserva, se um membro do time se machucar durante a



competição.



Um dos lutadores será escolhido pelo capitão do time.



Peso – categoria Infantil apenas



Meninos: -30 kg/-40kg/- 50kg/-55kg/+55 kg



Meninas : -30 kg/-40 kg/ - 50 kg.



Não há divisão de peso em competições de times para juniores e adultos.



Os capitães dos times escolhem seus lutadores alternadamente.







PLACAR



É baseado em vitórias. Todos as advertências e penalidades de pontos são apenas para lutas individuais e não valem para a competição seguinte. No caso de empate todos os pontos serão somados, o vencedor será o time com mais pontos. No caso de empate nos pontos, um tempo extra na regra será aplicado para os 2 últimos lutadores.



TEMPO DE COMPETIÇÃO



Todas as lutas têm 1 assalto de 2 minutos



Em um evento, qualquer país que tenha mais de 3 lutadores em qualquer categoria, esses lutadores deverão lutar entre si, para que apenas 3 lutadores fique na mesma divisão.



O PODER DO ÁRBITRO



1) O árbitro é o único que pode parar a (luta) combate.



2) Se quiser, o árbitro poderá ter todos oficiais substituídos na sua área.



3) O árbitro pode deduzir o ponto caso um competidor saia 3X da área de combate.



4) O árbitro pode desclassificar um competidor caso ele saia da área de combate pela 4ª vez.



5) Ó árbitro pode deduzir o ponto de um competidor por discordadepois de ter sido advertido.



6) O árbitro pode deduzir o ponto de um competidor por discordar doseu técnico depois de já ter sido advertido.



7) O árbitro pode deduzir o ponto de um competidor por indisciplina.



8) O árbitro pode desclassificar um lutador se ele não comparecer após ter sido chamado para a luta. (normalmente 1 minuto é concedido).



9) O árbitro pode desclassificar um lutador se ele não comparecer com roupa apropriada e equipamento de segurança. (normalmente 1 minuto é concedido).







O QUE O ÁRBITRO NÃO PODE FAZER



1) O árbitro não pode desclassificar nenhum competidor que não se enquadre nas normas acima.



2) O árbitro em nenhum momento pode impor, mudar ou alterar as regras.



3) O árbitro não pode anular nenhum placar. (a não ser que haja violação nas regras).



INÍCIO INTERRUPÇÃO E FINAL DE LUTAS



A competição é conduzida por um árbitro principal e dois juizes (um decada lado). Os juizes têm que se movimentar durante a luta.



Verificação de equipamento



Primeiro os juízes devem verificar o equipamento se segurança. Cada juiz éresponsável por um lutador. Ele verifica o lutador dos pés a cabeça, no caso de mulheres ele verifica o protetor de peito e protetor de virilha

perguntando a lutadora. No caso de lesão o/a lutador/a que não estiver usando o protetor serdesclassificado(a) imediatamente.



O juiz também é responsável para que o lutador não tenha nenhuma jóia ou metal e que as unhas dos dedos estejam curtas. Óculos não são permitidos durante a luta. Não há exceção para essa regra. Isso inclui também óculos para esportes não quebráveis. Também não poderá ter proteção para o rosto no s protetores de cabeça. Lentes de contato são possíveis, mas é por contae risco próprio.



Os protetores de virilha, tíbia e peito deverão ser usados por baixo da roupa.



INÍCIO DE COMBATE



O árbitro inicia o combate permanecendo entre os dois lutadores. Ele deve verificar se os juízes de cada lado estão prontos para começar, também deve verificar se o cronômetro e o placar estão prontos e por fim se o médico do jogo está na mesa de arbitragem.



Depois dos comandos “shake hands”(cumprimentem-se) ou “touch gloves” (toque as Luvas) para os lutadores, ele inicia a luta com o comando fight”(lutem)







INTERRUPÇÃO



Se o árbitro chefe marcar um ponto para um dos competidores, ele deve levantar a mão imediatamente dizendo “stop” ( parar) a luta. Os competidores deverão retornar para a posição inicial. O tempo de jogo continua.



O arbitro deverá retornar ao seu lugar rapidamente e mostrar com sua mão para qual dos competidores ele marcou o ponto. Ele deverá olhar para os juizes e em caso de uma decisão majoritária ele anuncia pontos e placar. O árbitro inicia novamente a luta com o comando “fight” verificando também se o placar está mostrando os pontos e as advertências de forma correta.



Importante : Se os juizes, que ficam ao lado de cada competidor, não levantarem a mão imediatamente no momento em que o competidor fa ponto(s) e o árbitro principal já tiver parado a luta , o ponto não será marcado. Levantar a mão ou mostrar que houve ponto depois do comando “stop” é tarde demais e ilegal.



Além do árbitro, apenas o médico pode interromper a luta. O técnico pode jogar uma toalha para seu lutador se o mesmo quiser desistir da luta ou ajustar o equipamento de proteção. O árbitro deve paralisar a luta se o lutador estiver fora da área de luta ou para dar advertências;pontos por penalidades e adicional de 10 segundos ou quando o equipamento não estiver ajustado ao corpo do lutador.



Fim da Luta



O tempo da luta termina quando o juiz apita ou toca o sino. A luta termina quando o árbitro principal diz o comando “stop” e se houver pontos até o final os mesmos serão válidos. Ao final da luta o árbitro levanta a mão do vencedor virando-se para a mesa de arbitragem anunciando o final da luta.





REGRAS DE COMPETIÇÃO



KICKBOXING WKA TÉCNICAS DE “SEMI-CONTACT”



TÉCNICAS PERMITIDAS:



- Chutes e socos (em áreas legais) utilizando combinações de movimentos.



Todas as técnicas tem de ser utilizadas com potência razoável, qualquer técnica que apenas toque o adversário não será pontuada.



TÉCNICAS NÃO PERMITIDAS



-chutes e socos considerados ilegais, ataques com palma de mão, faca da mão,chute abaixo da cintura, cabeçada, ataques com os dedos, costa de mãos.



B – ÀREA DE PONTOS



• Cabeça (face, lado, nuca e testa)



• Tronco (frente e lado)



• Pernas (abaixo da “barriga” da perna) banda e finalização com outra técnica em 3 segundos;



• O árbitro observará cada movimento e concederá até 3 segundos antes



do comando “stop”.



C – AÇÕES PROIBIDAS



• Derrubar e chutar joelhos e coxas (golpe baixo)



• Chutar e dar socos na virilha.



• Dar socos nas costas, ou no topo da cabeça.



• Arranhar, morder, cuspir ou atacar verbalmente o árbitro ou o oponente.



• Chutar ou dar socos depois do término da luta, ações descontroladas.



• Se omitir durante a luta, abandonar a área de luta ou cair para perder tempo.



• Não é comum parar o tempo para marcar pontos, mas o árbitro não parará o tempo para advertir ou descontar pontos.



No Semi contact apenas um técnico é permitido ele/ela deverá permanecersentado.Se o técnico observar: que houve violação nas regras ele/ela poderá fazer o sinal de tempo para o árbitro do centro. Em nenhum momento o técnico deverá entrar na área de luta. Caso aconteça o árbitro pode marcar penalidade.







Em cada área de luta o árbitro chefe é o assistente de ringue. Ele deverá se da categoria “A” de árbitro da CBMA e responsável para que as regras da WKA sejam corretamente aplicadas. Ele também é responsável para que os árbitros sejam neutros.



PONTOS E PLACAR



PONTOS : A definição correta de pontos é quando uma técnica legal atinge a área alvo com sensatez, a marcação de ponto deverá ser feita quando toda a técnica estiver completa a não ser que o lutador seja jogado ou empurrado para o chão.



Todas as técnicas são pontuadas de acordo com o grau de dificuldade.



• Socos 1 ponto



• Pontapés 1 ponto



• Chute no tronco 1 ponto



• Chute na cabeça 2 pontos



• Chute rápido (tronco) 2 pontos



• Chute rápido (cabeça) 3 pontos



A diferença entre 10 pontos em lutas eliminatórias termina a luta por



EX: 10 -0, 12-2.



PLACAR: O placar é feito por um árbitro principal seguindo as regras.Se



o árbitro ou os juizes observarem um ponto eles devem marcar



imediatamente. A cada técnica reconhecida, a luta deve ser paralisada e o



ponto anunciado.



O árbitro principal não poderá de forma alguma dar sua opinião ou marcar um ponto sem levantar sua mão antes de terminar a luta.



Por exemplo: se um juiz marcar o ponto e o segundo juiz demonstrar que não presenciou nada e o árbitro chefe não tiver levantado a mão antes de paralisar a luta, não haverá marcação de pontos.



Se dois juizes marcarem pontos para ambos os lutadores, mas o terceiro juiz marcar o ponto para apenas um dos lutadores não haverá marcação de pontos a menos que o juiz dê ponto para os dois



Importante: Levantar a mão ou marcar ponto depois do comando “stop” é muito tarde e ilegal.



“Exit rule”(fora da área): significa que o pé está totalmente fora da área.Caso o árbitro tenha dúvida em relação à marcação de pontos ele deveparar o cronômetro e perguntar aos juízes logo após o comando



“score”(pontuação). Essa situação não pode ocorrer com freqüência.







SINAIS UTILIZADOS POR ÁRBITROS E JUÍZES



OPINIÃO SINAL



1. Sim, Eu vi o Ponto; - Levanta a mão e mostra o Placar;



2. Não, Eu não vi Nada; - Mãos Cruzadas em Frente ao Rosto;



3. Sim, eu vi Movimentos, mas não foi Ponto.



- Mãos Cruzadas em Frente as pernas



4. Competidor pisou fora da Área - Mostra a linha de área e movimenta o Braço;



5. Ambos os Lutadores Marcaram Ponto;



- Levanta as duas mãos e mostra os pontos;



6. Técnicas ilegais; - Levanta o Braço e Faz um Gesto de Círculo com a Mão.



Ao advertir ou marcar penalidade o árbitro deverá avisar ao lutador a causa



da penalidade. Ele tem de fazer isso de uma forma clara e autoritária.



SINAIS UTILIZADOS PARA MARCAR ADVERTÊNCIAS E



PENALIDADES



TABELA ***



1.Contato Forte - Mostra o Punho;



2. Técnica Legal em área proibida; - Mostra a área proibida;



3. Ponto Cego; - Vira o corpo e mostra o punho



4. Abraçar ou Agarrar; - Segura o braço e empurra



5. Virar o corpo ou fugir; - Segura o braço e empurra



6. Falar durante a luta. - Dedos e polegares abertos e fechados



• Em eventos que o combate confunde o oponente, o árbitro tem que parar o cronômetro e perguntar aos juízes “o que vocês viram?” foi falta ou não?. Se a maioria decidir que foi falta, então será marcada penalidade.



Se eles decidirem que foi um “acidente” então não será marcada penalidade.



• Se um dos lutadores se machucar, apenas o médico ou o próprio lutador



pode parar a luta. Ou se o técnico decidir retirá-lo da luta.



• Nenhum árbitro pode decidir a gravidade do ferimento. Eles têm que chamar o médico.



• Se um dos lutadores se machucar e a luta acabar por causa de uma falta, o lutador inocente será declarado o vencedor. Em caso de acidente o lutador que obtiver maior números de pontos será declarado vencedor.



• No caso de empate o lutador que não estiver (machucado/ferido) vencerá.



• Se um atleta não tiver condições para continuar a luta o árbitro declarará SEM CONDIÇOES DE LUTA –RSC1.



ADVERTÊNCIA E PONTOS POR PENALIDADES



Qualquer violação nas regras independente da gravidade resultará em advertência ou penalidade ou até desclassificação. Advertências serão levadas até o final da luta, apenas em lutas por equipe as advertências não serão levadas até o final da luta.



Advertências por “saídas de área ” serão separadas das advertências por outras ofensas.



Cabe ao árbitro retirar pontos ao invés da advertência quando de fato a violação for muito grave.



Se o lutador pisar voluntariamente fora da área ou se recusar a lutar, o árbitro tem a opção de acrescentar 10 segundos no tempo de luta.



Normalmente não se pára para marcar pontos.



As advertências e penalidades são dadas por uso de técnicas ilegais ou ações proibidas do técnico.



PROCEDIMENTO UTILIZADO



• Primeira advertência



• Segunda advertência



• Terceira advertência = -1ponto



• Segundo ponto retirado = desclassificação e término da luta



PROCEDIMENTO POR SAÍDA VOLUNTÁRIA



• Primeira advertência



• Segunda advertência



• Terceira advertência = -1ponto



• Segundo ponto retirado = desclassificação e término da luta



7 – REGRAS DE SEGURANÇA NAS COMPETIÇÕES



1. O atendimento médico é recomendado e os primeiros socorros são



obrigatórios.



Para assegurar a saúde e a segurança dos participantes de Kickboxing e Karate, o médico ou equipe de primeiros socorros tem as seguintes responsabilidades.



2. No Semicontact a CBMA recomenda uma ambulância para atendimento médico. Competidores só podem participar se estiverem completamente saudáveis. Qualquer suspeita de doença o participante deverá ser examinado por um médico que dirá se o competidor pode ou não participar.



3. O árbitro chefe não permitirá que nenhum competidor participe com faixa na cabeça ou perna, gesso nos braços ou pernas. Óculos são proibidos. O uso de lentes de contato é permitido, mas por conta e risco



do competidor.



4. Anestesias locais poderão ser utilizadas antes ou durante a prova.



5. Durante a competição o médico deverá permanecer perto da área deluta. Caso o médico se ausente a luta será interrompida até que ele retorne.



6. Nenhum médico ou equipe médica de primeiros socorros poderá sair dos locais de lutas sem que a última competição termine e ainda assim deverá ser verificado se há necessidade de algum atendimento médico.



7. Decisões de médicos ou equipe de primeiros socorros são definitivas e não podem ser contestadas.



8. RECURSOS E ALTERAÇÕES EM CAMPEONATOS



O placar de juizes e árbitro é decisivo. Recurso contra decisões de árbitros ou juizes só será aceito se comprovada irregularidade na aplicação de regras. O placar dado por um juiz ao final dacompetição, só será contestado ou alterado se o árbitro chefe, a CBMA, e CNA



• observarem :



• Conspiração ou acordo ilegal para afetar o resultado final.



• O acréscimo de cartões de faltas aplicadas erroneamente para beneficiar o lutador errado, levando-o a vitória.



• Violação nas regras e regulamentos da WKA, afetando diretamente o andamento da competição.



Os recursos deverão ser direcionados ao árbitro chefe e deverão conter informações que evidenciam que uma decisão errada foi tomada.



Juntamente com o recurso deverá ter 5000 reais pelos honorários do processo que serão devolvidos se comprovado o erro.



Caso não seja comprovado, o dinheiro será transferido para a conta do CBMA, para treinamento e promoção de futuros árbitros etc.



O árbitro chefe decidirá em relação ao recurso depois de analisar ambas as partes.(vídeos não serão aceitos). A decisão do árbitro chefe será decisiva.

O protesto contra uma decisão médica não será possível.

EXAME DE FAIXA PRETA NACIONAL CBMA\WKA MINIMO

PROGRAMA PARA EXAME DE FAIXA PRÉTA DE KARATE

1) OI-ZUKI AVANÇANDO E RECUANDO

2) ÁGÜE-UKE E GYAKU ZUKI AVANÇANDO E RECUANDO

3) SOTO UKE E GYAKU ZUKI AVANÇANDO E RECUANDO

4) UCHI UKE E GYAKU ZUKI AVANÇANDO E RECUANDO]

5) SHUTO UKE (KOKUTSU) E GYAKU ZUKI AVANÇA E RECUA

6) MÃE GUERI AVANÇANDO E RECUANDO

7) MAWASHI GUERI AVANÇANDO E RECUANDO

8) YOKO GUERI EM KIBADACHI AVANÇANDO E RECUANDO

9) GYAKU ZUKI E KIZAMI MAWASHI GUERI AVANÇA E RECUA

10) OI ZUKI E MAWASHI GUERI AVANÇA E RECUA

11) GUIAKU ESQUERDO E GUIAKU DIREITO AVANÇA E RECUA

12) SHUTO UKE E MAE GUERI E GUIAKU ZUKI AVANÇA E RECUA

13) SAMBON ZUKI EM DESLOCAMENTO E URA MAWASHI



KIHON IPPON KATA – DE ACORDO COM O ESTILO-

KIHON SAMBON UM BÁSICO

JYU KUMITE UM SUPERIOR.

SHIAI KUMITE – MENORES DE IDADE



TEORIA DE HISTORIA DA ARTE MARCIAL TEORIA DE ARBITRAGEM



PROGRAMA PARA EXAME DE FAIXA PRETA DE KICKBOXING



1 )GRUPO TÉCNICO

-1) JAB 2) DIRETO 3)CRUZADO 4) HOOK 5)UPPERCUT 6) COSTA DE MÃO

7) GIRATÓRIO DE MÃO 8) SWING



2)CHUTES

1)FRONTAL 2)LATERAL 3)PEITO DE PE 4)GIRATÓRIO 5) CIRCULAR PARA FORA

6) CIRCULAR PARA DENTRO 7)COBERTURA PARA FORA 8) GIRATÓRIO PULANDO

9) LATERAL SALTANDO 10) COBERTURA PARA DENTRO



3)BLOQUEIOS

1) PARADO PARA DENTRO 2) PARADO PARA BAIXO 3) PENDULO 4) SLIPPING



4)LUTA

3 ROUNDS DE 3 MINUTOS.

REGRAS OFICIAIS DE KARATE WKA

REGRAS DE ARBITRAGEM -CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CULTURA E ARTES MARCIAIS CBMA\WKA-

WORLD KICKBOXING AND KARATE ASSOCIATION

Tradução e organização Prof.Dr. Marley Mendonça -PhD

INTRODUÇÃO: Esse livro substitui todas as regras previstas, abordando também as regras de competição oficial da WKA decididas durante Campeonatos Mundiais .






REGULAMENTO OFICIAL KARATE



ARBITRAGEM



Art. 1º. A área de competição será plana, formando um quadrado. com superfície macia.



Art. 2º. O quadrado terá lados de 8 metros medidos do exterior.



Art. 3º. A área de competição pode ser elevada até 1 metro acima do solo. A plataforma elevada deve ter pelo menos 10 metros de lado, para incluir tanto a área de competição como a zona de segurança externa.



Art. 4º. Não pode haver placas, paredes, pilares etc., e de publicidade dentro da zona de segurança, que é área de 1 metro da área de disputa.



Art. 5º. Há 2 linhas de posicionamento dos competidores paralelas, de 1 metro de comprimento cada, marcadas a 1,5 m do centro da área de competição formando ângulos retos em relação á linha do arbitro central.



Art. 6º. A linha do arbitro central tem '/2 metro de comprimento, é marcada a 2 metros do centro da área de competição formado Angulo reto com a linha dos competidores.



Art. 7º. Os 2 árbitros auxiliares ficarão sentados nos cantos opostos ao arbitro central. Poderão ser utilizados 2 (eventualmente) auxiliares sendo posicionado um de frente para o outro sentados.



Art. 8º. O arbitro fiscal senta-se à mesa de controle entre o anotador e o.çronometrista.



Art. 9º Há uma linha de advertência de cor diferente no interior da área de competição a um metro da bordo.



Art. 10. Os pisos não devem ser escorregadios no face em contato com o solo de forma; devem ser firmes mas possuir baixo coeficiente de .atrito na superfície superior.



Art. 11 - A arbitragem deve fiscalizar a área de competição antes de iniciar o evento.



DOS UNIFORMES



Art. 12. Árbitros e juizes devem usar o uniforme oficial designado pelo conselho de árbitros da CBMA. Este uniforme deve ser usado em todos os cursos e torneios.



Art. 13.O uniforme oficial será composto de:

a) paletó azul marinho;

b) camisa branca, mangas cumpridas ou curtas, conforme o clima;

e) gravata oficial cinza;

d) calças cinza;

e) meias azuis ou pretas;

g) sapatos pretos tipo mocassim, para uso fora da quadra de competição;

h) sapatilhas para uso dentro da área de competição.



Art. 14. Uniforme dos competidores

a) os competidores devem vestir kimonos, podendo ser de cores variadas;

b) somente são permitidos marca de fabricação, emblemas de clubes, marca dos patrocinadores.



Parágrafo Único. É proibido desenhos ou escritos que possam ofender ou denegrir a imagem do esporte.



Art. 15. Cada competidor usa apenas uma faixa de cor vermelha ou branca, com cerca de 5 cm de largura e com cumprimento suficiente para que, amarrada sobre cerca de 15 cm em cada ponta. São proibidos os usos de faixas de sua classe ou grau.



Art. 16. A blusa do kimono, ajustado com a faixa deve cobrir totalmente o quadril, mas não pode ultrapassar o joelho. As mangas devem ficar a 15 cm do punho. e não devem ultrapassar o pulso.



Art. 17. As calças devem estar a 5 cm do tornozelo.



Art. 18. Mangas ou calças, não podem ser dobradas.



Art. 19. As mulheres deverão utilizar uma camisa branca sob a blusa do kimono, é proibido para os homens.



Art. 20. Os cabelos devem estar limpos e aparados a um comprimento que não obstrua uma boa condução do combate. É proibido o uso de faixa na cabeça.

a) os cabelos longos poderão ser presos por ligas de

b) o juiz central mediante previa autorização do conselho de árbitros poderá desclassificar o atleta que apresentar sujo, ou com cabelo extremamente cumprido esolto.

c) é proibido passadores de cabelo, broches, brincos ou qualquer material que possa causar ferimentos no adversário.

d) as unhas deverão estar aparadas, e não poderão ter qualquer objeto metálico.



Art. 21. São obrigatórios os usos de luvas, protetores bucais, protetores genitais, protetores de cabeça macios para o infantil,, protetores de canelas ;.



Art. 22. As mulheres deverão usar protetor de seios e genitais;



Art. 23. É proibido o uso de óculos e lentes de contato duras; as gelatinosas ou macias podem ser utilizadas por conta e risco do competidor.



Art. 24. O uso de bandagens, curativo ou munhequeiras em razão de lesões poderá ser aprovado mediante previa consulta médica e supervisão do arbitro.



Art. 25. Qualquer equipamento ou vestimenta não autorizados por estes regulamentos está proibido.



Parágrafo Único. Casos especiais serão discutidos antes da competição, exemplo turbante religioso.



Art. 26. O treinador deve trajar agasalho da equipe ou terno identificado, e portar sua credencial ou identificação fornecida pela comissão organizadora.



Art. 27. Um torneio de Karate por pontos pode ser subdividido em competição por equipe e competição individual. A competição individual comportará divisões por peso e a categoria absoluto (aberto).



Art. 28. Cada equipe competidora deverá ter número impar de integrantes.( 3, 5, 7, 9)



Art. 29. Todos os competidores são membros da equipe, não há titulares, nem reservas.



Art. 30. Antes de cada confronto, um representante de cada equipe apresentará à mesa um documento definindo os nomes dos competidores.



Art. 31. OS atletas da equipe farão revezamento, deverá lutar no mínimo 30 segundos



Art. 32 Na primeira rodada do confronto por equipes só poderão participar times que apresentem o número prescrito de competidores.



Art. 33. Para a saudação inicial e final, alinham-se apenas os competidores que irão lutar naquela rodada. o técnico e competidores ficarão em áreas separadas não utilizadas naquela rodada.



Parágrafo Único. Os técnicos somente poderão passar orientações para os seus atletas por sinais e sem palavras.



Art. 34. Nas competições individuais nenhum competidor pode ser substituído por outro.



Art. 35. Competidores individuais ou componentes de times que não estejam no recinto da competição antes que o torneio seja declarado aberto serão desqualificados de todo o evento.



Art. 36. Quadro de juizes:

I - o quadro de juizes poderá de acordo com decisão do conselho arbitral da CBMA é composto por um arbitro central, dois auxiliares e uni juiz fiscal.



Art. 37. A mesa controladora terá um anotador, um cronometrista e um anunciador, de preferência árbitros aspirantes.



Art. 38. No início e fim do confronto o corpo de arbitragem ladeado cumprimenta os atletas.



Art. 39. Quando há troca de arbitragem os árbitros sempre se cumprimentam com um gesto de curvar a cabeça levemente à frente.



Art. 40. Duração das lutas:



I - a luta tem a duração de três minutos para o masculino adulto, tanto por equipe quanto individual, e por dois minutos para feminino , juvenil e infantil acrescido dos tempos de paralisação, ou 2 wazari para o adulto e 4 wazari para o juvenil

II - o cronômetro é acionado quando o arbitro central comanda o início da luta com "lutem", e é suspensa toda vez que o arbitro central parar o combate com tempo.

III - o cronometrista assinalará com um apito longo claramente audível ou buzina ou gongo.

IV - O ingresso nos 30 segundos finais de luta que o juiz central anunciará "tempo final".



Art. 41 - O final da luta, que invalida qualquer pontuação posteriormente praticada, ainda que o juiz central não determine o "tempo".



Art. 42. Acaba a luta quando o competidor somar um IPPON  para o adulto ou NIHON para o juvenil e infantil, positivos ou tempo da luta.

§ 10 - Um atleta é vencedor quando imposta às penalidades ao adversário que o desqualifica.



Art. 43. Um ponto é concedido quando dentro do tempo de luta, uma técnica for executada sobre área de pontuação conjugando plenamente todos os requisitos de:

a) boa forma, considerando os fundamentos de postura e deslocamento, otimizando o direcionamento da energia para o ponto de aplicação.

b) atitude correta, transparece um controle total dos movimentos, recolhendo o golpe antes do contato, em atitude de respeito ao adversário (atitude sem malícia).

e) aplicação vigorosa denotando o potencial efetivo (potência, velocidade técnica e equilíbrio).

d) estado de alerta, demonstrando capacidade de prosseguir a luta aplicando golpes em boa forma e técnica.

e) tempo adequado, aproveitar uma distração do oponente, ou redução na concentração por mudança no equilíbrio ou respiração, para aplicar o golpe no momento de falta de atenção, quando o adversário lerá menos condições de absorver o impacto.



Art. 44. A distância correta, é a distância precisa que permita, caso a técnica não fosse controlada, a máxima liberação de energia exatamente sobre o ponto aplicação no corpo do adversário.



Art. 45. Um ponto é concedido quando o golpe atinge o adversário nas áreas permitidas.


Art. 46. Quando o adversário receber punições haverá vitória se a soma das punições atingir dois pontos. Quando um competidor não comparece, ausenta-se, retira se ou é retirado ou fica no chão por mais de 10 dez segundos e dado vitória por "ausência”.



Art. 47. Os ataques são limitados ás seguintes áreas:

a) cabeça

b) rosto

e) pescoço

d) abdome

e) tórax

f) costas (excluindo ombros e coluna vertebral).



§ 1º O pescoço é área de alvo. Porém, é proibido o contato na garganta, embora a pontuação possa ser atribuída para uma técnica adequadamente controlada.



Art. 48 Uma técnica efetivamente desferida no mesmo instante em que o gongo ou apito, ou comando "tempo" do central, dá por encerrada a contendo, é valida, porque o sinal faz parte da luta, constituindo seu último instante.



§ 1º Não será considerado válido um ataque, embora efetivo, mas deferido depois de dada a ordem de para ou suspender o combate.

§ 2º A desobediência à ordem de parar poderá resultar em penalidade ao atacante.



Art. 49. Nenhum golpe, mesmo que tecnicamente perfeito será considerado se os dois contendores estão fora da área de competição.

§ 1º Quando, ainda dentro da área de competição, em perseguição ao adversário que foge, e antes que o juiz central diga o "tempo" o competidor desfere um golpe no oponente, a técnica será considerada válida.

§ 2º A luta é suspensa com o comando de "tempo" e termina ao som do apito, e nenhuma técnica aplicada depois receberá pontuação.

§ 3º o comando de "tempo' e o sinal do final fazem parte da luta e a técnica completada junto, ao mesmo tempo do "tempo" ou sinal final podem ser pontuadas.

§ 4º Mesmo que o juiz central por distração, não escute o apito e deixe de comandar "tempo", nenhuma técnica completada após o término do tempo será pontuável porque o som, do apito assinala o fim das possibilidades de pontuar o combate. Amme

§ 5º o final da luta não impede que penalidades sejam impostas, penalidades podem ser imposta pelo quadro de juizes até momento em que os competidores deixam a área após a conclusão do combate. Após retirarem se da área de competição, as penalidades só poderão ser impostas pelo conselho de árbitros.

§ 6º Técnicas aplicadas simultaneamente por ambos os contendores, um contra o outro são extremamente raras; normalmente um dos golpes chega primeiro ao seu destino mas, se for impossível o árbitro decidir, não será pontuada nenhuma das técnicas.



Art. 51. Havendo desequilíbrio, ou aplicação de técnica de varredura ou projeção, os árbitros devem permitir que a luta prossiga por 2 segundos, para que o atacante em alerta coordene a execução de sua combinação de golpes a fim de obter o ponto.

§ 1º Ao terceiro segundo, permanecendo o atleta no solo, a luta deve ser paralisada com "tempo".

§ 2º Caso no 3 segundo ' atleta caído esteja levantando, á luta prossegue sem paralisação.



Art. 52. Técnicas aplicadas com controle abaixo da faixa poderão merecer pontuação desde que acima do púbis.



Art. 53. Critérios de decisão:

I - A luta encerra com a vitória do competidor que soma um IPPON ADULTO  ou NIHON NAS DEMAIS CATEGORIAS pontos por técnicas aplicadas ou penalidades impostas aos adversários. Para auxiliar os competidores, deverá serão usados marcadores de pontos visíveis, e que possa ser visto tanto por atletas quanto por treinadores.



Art. 54. A imposição de derrota por ausência, contato excessivo ou falta de nível técnico, faz com o competidor remanescente complete IPPON.



Art. 55. Incorrendo as situações dos artigos acima, ao término do tempo de luta a vitória será outorgada àquele que somar totalidade dos pontos de acordo com a categoria.


Art. 56. Mesmo quando a pontuação for idêntica, um competidor pode declarado vencedor quando superar o oponente:

a) na atitude, espírito de luta e vigor;

b) na técnica dos golpes, ou na tática da disputa.



Parágrafo Único. Sempre que um dos contendores tiver exibido maior determinação, potência no uso de distâncias e velocidades, ou demonstrar técnicas, havendo clara distinção nestes aspectos, a vitória deve ser atribuída ao contendor superior.



Art. 57. Na categoria individual, quando a pontuação for idêntica, a decisão será tomada por desempate pelos juizes. O juiz central recua até fora da área de competição, anunciando "desempate", seguido de 2 sinais de apito. Cada juiz auxiliar levantará a bandeira do competidor que merecer a vitória considerando critério do artigo anterior. O juiz central apitará novamente para que as bandeiras retomem a posição de repouso. O central retornará a sua posição original anunciando a decisão majoritária.



§ 1° O voto dos árbitros tem o mesmo valor, se os auxiliares apontarem azul, enquanto o juiz central entende que é o branco, ainda assim é obrigado a indicar o vencedor.

§ 2° Se nenhum dos competidores estabeleceu superioridade durante a luta os árbitros deverão decidir pelo empate, levantando as bandeiras e cruzando acima da cabeça. O juiz central declarará o empate e anunciará "prorrogação ou primeiro ponto". amme

§ 3° A prorrogação para o desempate inicia-se com o anúncio do central, e prorroga o tempo da luta até um minuto ou primeiro ponto; todas as penalidades ou advertências aplicadas naquela disputa continuam em vigor.

§ 4° - Terminada a prorrogação, permanecendo o empate os árbitros deverão decidir pela superioridade de um dos competidores considerando a performance em toda a luta desde e antes da prorrogação.

Art. 58. Na competição por equipes o time vencedor será o que obtiver maior número de vitórias em lutas.



§ 1° Quando as equipes têm o mesmo número de vitórias, a equipe vencedora será aquela cujos competidores marcaram mais pontos, considerando tanto vitórias como derrotas.

§ 2° Quando ambos os times tem o mesmo número de vitórias e pontos, será realizada uma luta adicional entre um dos representantes de cada equipe, que será indicado pelas mesmas pessoas que apresentam a ordem de lutas. Ocorrendo o empate o procedimento é como no individual.



Art. 59. Comportamento proibido:

§ 1°. Todas as técnicas devem ser controladas. Qualquer técnica que atinjam a cabeça, face, ou pescoço e resulte em ferimento visível, deve ser penalizada, exceto lesão que for provocada pelo próprio competidor atingido.



Art. 60. O contato é quando os corpos se tocam. O contato excessivo é resultado da falta do domínio da técnica aplicada e o domínio das técnicas inclui a capacidade do atleta em demonstrá-la sem causar lesões no adversário.



Art. 61 - Há o "atleta fora", quando qualquer parte do corpo do competidor toca o chão fora da área de luta.



§ 1° A linha faz parte da área, não há "atleta fora" por pisar na linha sem ultrapassá-la.

§ 2° Não há "atleta fora" quando o competidor é empurrado ou jogado fora da área de competição.

Art. 62 - São proibidos os seguintes comportamentos:

I - Técnicas que façam contatos com a garganta;

II - Técnicas que façam contatos excessivos com qualquer parte do corpo;

III - Ataque ao escroto, juntas, articulações, ou peito do pé;

IV - Qualquer ataque que não seja com a face almofadada da luva;

V - Arremessos arriscados que impeçam ou prejudiquem a habilidade do oponente de cair com segurança,

VI - Técnicas que por sua natureza não possam ser controladas para a segurança do oponente;

VII - Ataques diretos aos braços e pernas (sem objetivo de desequilíbrio)

VIII - Saídas repetidas da área de competição "atleta fora" ou movimentos que desperdiçam muito tempo.

IX - Agarramentos, empurrões ou luta corpo a corpo sem aplicação de técnica imediata; deve se tolerar um rápido agarramento, empurrão ou corpo a corpo, que podem ser utilizados como estratégia desde que de forma rápida, no máximo 2 segundos.

X - "Atleta exposto", assinalado quando um dos competidores mostra falta de consideração pela própria segurança ou do adversário;

XI - fingir ferimento para provocar penalização do oponente, pode ser penalizada com a expulsão da luta.

XII - comportamento descortês de qualquer membro da delegação, que pode ser punido até com a desclassificação do atleta que se encontra disputando, ou mesmo toda a equipe, ou delegação do torneio.



Art. 63. Para a avaliação de um contato:

I - Eventual diferença de peso (equipe ou absoluto)

II - Efeitos do golpe no competidor ferido; demonstrado pelo comportamento

posterior;

III - Convocação do médico;

IV - Esforços do atingido procurando agravar o ferimento leve para obter vantagens táticas, esfregando o ponto atingido;

V - Ferimentos pré-existentes, que provocam sintomas anormais em relação ao

golpe atingido;

VI - Quando o próprio atingindo é responsável, por ter se “exposto ao perigo".

VII - Golpes em costelas,externo que visam á fratura;

VIII - Rasteiras aplicadas na altura dos joelhos.



Art. 64. Quando do atleta fora da área de competição:

I - Quando o competidor desfere um golpe pontuável e na seqüência sai da quandra, o “tempo" deve ocorrer no constante da técnica bem sucedida; nesse caso, a saída ocorre fora do tempo de luta e não poderá ser penalizada.

II - O mesmo se aplica ao atleta em que foi aplicados o golpe e que na tentativa de fuga sai da quadra semente depois os do ponto; não é 'atleta fora'.

III - Se a tentativa de pontuar não é bem sucedida não ocorre ”tempo" e a saída da quadra será punida com 'atleta fora'.

IV - Quando um atleta sai da quadra antes ou durante a aplicação do golpe pelo adversário que completa o seu golpe de dentro da quadra, sem sair, ou antes, de sair. é válido o ponto e a punição para o “atleta fora". Um atleta dentro da quadra pode fazer ponto sobre o atleta fora da quadra, ou que esteja saindo da quadra.

V - “Atleta fora" primeira vez, central anuncia: vermelho "Atleta fora" (apontando com dedo para a lateral da área). amme

VI - "Atleta fora" segunda vez, central anuncia: Vermelho atleta fora perde 1 ponto.

VII - "Atleta fora" terceira vez, central anuncia: Vermelho atleta fora perde dois pontos

VII - "Atleta fora” quarta vez, central anuncia Vermelho atleta fora, desclassificado.



Art. 65. Movimentos que desperdiçam tempo, andando em círculos sem buscar pontuação, em que um ou ambos os contendores não se empenham no combate contrariam o objetivo da disputa. Admite-se no período inicial da luta, mas em seguida devem ocorrer ataques e contra ataques. Se após um intervalo razoável não acontece combate; o árbitro central deve para a luta e advertir os lutadores.



Art. 66.Devem ser usadas as penalidades:

I - Advertência verbal, destinadas a pequenas infrações, que não afetam o potencial do lutador;

II - Perda de 1 ponto que é somado aos pontos do oponente infrator, destina-se ás infrações médias, que reduzem levemente o potencial da vitória o atingido também é usado como segunda ocorrência de uma infração menor após a advertência verbal.

III - Perda de 2 pontos - Penalidades onde dois pontos é somado ao oponente destinado a infrações graves, que causam considerável redução no potencial de vitória ao atingido; também é usado na terceira ocorrência, na mesma luta de infrações menores.

IV - desclassificação: penalidade imposta após infração gravíssima, a aplicação dessa penalidade eleva a contagem de pontos do oponente a 9 pontos necessários para a vitória. É usado também na quarta ocorrência de infração menor.



Parágrafo Único. A desclassificação conforme a gravidade deverá ser levada ao Conselho Arbitral e o atleta sofrer as sanções previstas na lei do desporto.



Art. 67 - Em competição: Quando houver lesões e acidentes e o competidor não pode continuar, abandonando o combate ou sendo retirado por ordem médica, poderá haver:

I - Vitória do retirante porque:

a) o contato foi culpa exclusiva do atacante que é desclassificado;

b) as faltas do atacante contabilizam e dão a vitória ao retirante,

c) o ponto da falta dá a vitória do retirante;

II - O atleta que ganha uma luta por retirada de ordem médica não poderá voltar a competir na mesma competição, mesmo tendo se recuperado depois.

a) vitória do remanescente:

b) a falta não grave e o retirante recebem “ausentes" perdendo os pontos.

c) os pontos obtidos pela vitima não são suficiente para alcançar os 9 pontos necessários.

d) não houve gravatas anteriores para provocar a desclassificação.



Art. 68. O juiz central ao perceber qualquer tipo de lesão deve convocar o médico imediatamente.



Art. 69. O independente do estado físico o atleta que cair ao solo, ou for derrubado e não estiver em pé 10 segundos, receberá "ausência", sendo considerado sem condições de continuar a luta. (os 10 segundos são marcados pelo cronometrista por determinação do juiz central, mediante o comando de ausência de tempo).



Art. 70. Ninguém poderá protestar do quadro de árbitros sobre decisões ocorridas. Para manifestar inconformidades com decisões ou procedimentos que contrariem aos regulamentos, deverá ser apresentado um protesto por escrito e paga as devidas taxas, e posteriormente entre ao chefe dos árbitros para ir a julgamento. A taxa paga não será evolvida, independente do resultad

Art. 71. As tribuições são as seguintes:

I - Do chefe arbitragem e dos juizes centrais e auxiliares:

a) Assegurar a correta preparação para cada torneio em conjunto com o Comitê de Organização, relativo á preparação a área de competição. à previsão e entrega de todo o material necessário, à realização dos encontros e sua supervisão;

b) Indicar e sediar os chefes e controladores de áreas

c) Indicar os substitutos onde seja necessário

d) Receber e investigar os protestos apresentados

e) Tomar decisões de natureza técnica surgidas durante o torneio, tendo em, conta as regras e os princípios da competição.

II - Atribuições do chefe ou controlador de área:

a) Selecionar os juizes para cada combate;

b) Supervisionar a atuação dos árbitros assegurando que estão aptos para as funções;

c) Apresentar no final, ao conselho de árbitros, relatório escrito sobre o desempenho dos árbitros e aspirantes.



Art. 72. São atribuições do juiz central e auxiliar:

I - juiz central

a) comandar as lutas do começo ao fim, podendo:

b) suspendê-la somente quando necessário, assinalar a pontuação ou impor punição;

c) consultar os auxiliares e tomar as decisões em relação à pontuação;

d) prorrogar tempo, quando necessário;

e) anunciar e proferir todos os comandos da luta;

f) a autorização do juiz central não esta limitada à área de competição mas abrange todo perímetro imediato.

II - São atribuídos do juiz auxiliar:

a) auxiliar o juiz central em suas decisões, manifestando a sua posição através das bandeiras;

b) exercer o direito de voto nas decisões.

Art. 73. Todo o início de luta deve ser precedido do cumprimento dos árbitros e atletas, e após posicionados o juiz central determina "lutem" para paralisar o tempo.

No momento do tempo todos voltam as posições originais para receber a pontuação correspondente em seguida o juiz central diz "atenção, lutem”.

O juiz central suspenderá a luta quando for pontuar ou punir, ou quando os atletas estiverem fora da área de competição ou acontecer algum acidente.

O Juiz central sempre verbalizará a pontuação ex:

vermelha soco abdômen 1 ponto e fará o gesto para a mesa, ou Branco chute cabeça 1 pontos fará o gesto para a mesa, visível para todo o público.



Art. 74. Categorias de peso:

visite o site http://www.wkabrasil.org.br/  categorias oficiais wka de peso


Art. 75. Posturas Arbitais

livro de arbitragem oficial wka





REGULAMENTO OFICIAL KARATÊ DE NOCAUTE



DA ÁREA DE COMPETIÇÃO



Art. 1º. O ringue de competição será idêntico ao do boxe regulamentado, quadrado e dentro de cordas. O piso deverá ser acolchoado sendo recomendado uma camada de uma polegada de material resistente, devendo ser estendido ao mínimo de dezoito polegadas (0,58 m) para fora das cordas. A área deve ser revestida de lona, não sendo permitido cobertura de vinil ou plástico.



Art. 2º A altura da plataforma do ringue não deve ter mais de 1,2 m acima do piso do prédio e deve estar provido de degraus apropriado para uso dos atletas. Os postes do ringue deverão ser de metal não mais que quatro polegadas de diâmetro, estendendo-se do piso do prédio até uma altura de cinqüenta e oito polegadas (1,6 m) acima do piso do ringue, e devem ser acolchoados.



Art. 3º As cordas do ringue precisam ser no mínimo quatro, e com no mínimo uma polegada de diâmetro. A corda de baixo precisa estar dezoito polegadas (0,5 m) acima do piso do ringue, a corda do meio a trinta e cinco polegadas (0,9 m) acima do piso. A corda de cima a cinqüenta e dois (1,3 m) acima do piso. A corda inferior deve ser acolchoada em volta com a espessura no mínimo de meia polegada. Todos os nós das cordas deverão ser de maneira vertical, com seis pés de distância aproximadamente e feito de material leve.



DA ARBITRAGEM



Art. 4º O quadro de arbitragem será composta de 1 (um) árbitro central, no mínimo 2 (dois) árbitros auxiliares, 1 (um) árbitro fiscal, 1 (um) anotador e 1(um) cronometrista.

§1º Os árbitros auxiliares ficarão posicionados um em cada canto do ringue.

§2º A mesa de controle será composta pelo o árbitro fiscal, o anotador e o cronometrista.



Art. 5º A equipe de arbitragem deverá fiscalizar a área de competição antes de iniciar o evento.



Art. 6º Quanto houver troca de arbitragem, os árbitros sempre cumprimentam com um gesto curvo de cabeça levemente à frente.



Art. 7º São atribuições do juiz central:

I – comandar a luta do começo ao fim;

II – suspender somente quando necessário, assinalando a pontuação ou impondo a punição;

III – consultar o auxiliar e tomar decisões;

IV – anunciar e proferir todos os comandos da luta.



Art. 8º Compete aos juízes auxiliares auxiliar o juiz central em suas decisões, manifestando-se sua posição através de sinais com bandeiras.



Art. 9º Os juízes auxiliares ajudaram o juiz central com os seguintes sinais:

I – empate: bandeira cruzadas, entre as pernas, debaixo da cadeira;

II – vitória: bandeira do lado vitorioso, reto para cima, ao lado do corpo;

III – nada vi: bandeiras cruzadas cobrindo o resto;

IV – falta: movimentado ao lado, na altura do joelho;

V – prossiga: bandeiras cruzadas (movimentando) na altura do abdômen.





CAPÍTULO III

DOS UNIFORMES



Art. 10 O quadro de arbitragem deverá usar o uniforme oficial designado pela CBMA.



Art. 11 Os atletas deverão vestir kimonos na cor branca.

§1º Somente será permitido marca de fabricação, emblemas de academia e patrocinadores;



§2º É proibido o desenho ou escritos que possam ofender ou denegrir a imagem da competição;



§3º Não é permitido vestir blusas de malha por baixo do kimono.

Art. 12. É obrigatório o uso, pelos atletas, de protetores genital e bucal.



Art. 13. É proibido o uso de óculos e lente de contato duras. As gelatinosas ou macias podem ser utilizadas por conta e risco do atleta.



Art. 14. O uso de bandagens, curativos ou munhequeiras, em razão de lesões, poderá ser aprovado mediante previa consulta médica e supervisão do árbitro.



Art. 15. O técnico deverá traja terno ou agasalho completo utilizando, ainda, a credencial fornecida pela Comissão Organizadora.



CAPITULO IV

DAS LUTAS



Art. 16. As lutas serão realizadas entre faixas marrons e pretas, dentro de cada categoria. Os atletas deverão ter 18 (dezoito) anos completos na data do evento.

§1º O atleta deverá apresentar, no ato da inscrição, um termo de compromisso assinado pelo atleta e professor eximindo a CBMA de qualquer dano sofrido durante a realização do campeonato.

§2º O termo de compromisso deverá ser registrado em cartório.



Art. 17. Poderá haver torneios entre faixas graduados desde que o atleta tenha 18 (dezoito) anos na data do evento.

§1º O torneio, entre faixa graduado, será realizado conforme a faixa e categoria do atleta.

§2º O atleta deverá apresentar termo de compromisso assinado pelo atleta, por seu professor e registrado em cartório.



Art. 18. As lutas serão de 1(um) round com duração de 3(três) minutos.



Art. 19. Será vencedor o atleta que conseguir nocautear seu adversário dentro do tempo estipulado no artigo anterior.



§1º Se não houver nocaute e os juízes concordarem que houve empate, haverá mais 1(um) round de 2(dois) minutos.

§2º Persistindo o empate, será declarado vencedor.

a) se a graduação for diferente, vence o menos graduado.

b) Se a graduação for igual, vence o mais leve.



§3º A pesagem deverá ser realizada no local após a luta.



Art. 20. O cronômetro será acionado quando o árbitro central comando o início da luta e, é suspenso, toda vez que o árbitro central para a luta com o tempo.



§1º Caso não haja vencedor por nocaute no tempo estabelecido no caput, o término da luta será assinalado com um apito longo claramente audível, ou buzina, ou gongo.

§2º No ingresso dos 30 segundos finais da luta, será anunciado pelo cronometrista com um apito curto.



Art. 21. Serão consideradas faltas:

I – acertar o pescoço para cima com mãos e braços;

II – segurar o kimono do adversário;

III – segurar o kimono do adversário e atacar;

IV – segurar e derrubar;

V – empurrar o adversário com a mão aberta;

VI – agarrar;

VII – dar cabeçada;

VIII – morder;

IX – acertar a virilha;

X – golpes no órgão genital;

XI – golpes na parte frontal do joelho;

XII – segurar o pescoço com as mãos, com exceção de segurar o pescoço com as costas da mão;

XIII – acertar o adversário caído;

XIV – ficar sem atacar;

XV – cair a calça (zubon);

XVI – Usar protetores. Com exceção da coquilha e protetor bucal;

XVII – discussão e ofensa antes, durante e depois da luta;

XVIII – agir com mau procedimento durante o campeonato;

XIX – lutar com efeito de estimulates, bebidas alcóolicas ou qualquer outra substância que altere o estado normal do atleta.



Art. 22. Os técnicos poderão orientar seus atletas desde de que não usem palavras ou gestos que venha denegrir a imagem da competição.



Art. 23. Qualquer reclamação quanto a arbitragem, deverá ser feita à Comissão Organizadora pelo o técnico do atleta.





CATEGORIAS DE PESO

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FORMULÁRIO DO ÁRBITRO



Nome:



Data: Local: País:



Árbitro: Stilo ( light – full – kick – thai ):



Atleta: Categoria: Rounds:



Tipo de competição: clássico – copa – campeonato – outros:



CORNER VERMELHO CORNER AZUL

Nome:

Confederação/País:

Peso: Nome:

Confederação/País:

Peso:

PONTOS KD FALTAS RESULTADO ROUND PONTOS KD FALTAS RESULTADO

1

2

3

4

5

Total vermelho: Total azul:



GANHADOR: VERMELHO AZUL EMPATE



OBSERVAÇÕES:



KO Kcock out SUR Desistência CONSULTA DO ARBITRO SOBRE LANCE DUVITOSO OBSERVAÇÃ CASO EMPATE

RSC Luta interrompida pelo juiz ST Joga a Toalha ( ) LEGAL

( ) MELHOR TERCNICA

DIS Desqualificação DOD Decisão Medica

( ) ILEGAL ( ) MELHOR DEFESA

BDIS Ambos desqualificados NC Sem Interrupção

( ) NÃO VISTO ( ) EFICIÊNCIA

EM QUE ASSALTO OCORREU

( ) ( ) MELLHOR ATAQUE



ASSINATURA: